Você sabe que religião, espiritualidade e psicologia possuem semelhanças e diferenças?
Religião
É um sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos criados para facilitar a proximidade com o sagrado ou transcendente.
Ou seja, a religião procura entender o ser humano, a sociedade, o sentido da vida e do mundo. Criando regras comportamentais e cognitivas (pensamento) a serem seguidas para facilitar a proximidade com o sagrado ou transcendente.
Espiritualidade
Busca pessoal por entender as respostas das perguntas essenciais sobre o significado da vida e a relação do ser humano com o transcendente – que pode (ou não) levar ao desenvolvimento de rituais religiosos e à formação de uma comunidade
Ou seja, a espiritualidade não segue obrigatoriamente um conjunto de regras para se conectar com o sagrado ou transcendente, mas acredita que exista algo maior, e procura através de suas próprias vivências explicações para o sentido da vida, do mundo e conexão com o divino.
Psicologia
É a ciência que estuda o comportamento, pensamentos e as emoções dos seres humanos.
A ciência é um método científico, a tentativa humana de descrever e explicar o mundo ao seu redor. Mas ela não terá critérios de valor.
Ou seja, a psicologia procura entender o ser humano e a sociedade que o rodeia, compreendendo os seus comportamentos, pensamentos e emoções. Porém não faz juízo de valor.
Similaridades
Tanto a religião quanto a espiritualidade e a psicologia procuram entender o ser humano, o mundo que o cerca e o sentido da vida.
Diferenças
Religião possui um conjunto de normas a serem seguidas
Espiritualidade procura respostas de forma empírica
Psicologia procura respostas de forma científica e não possui juízo de valor
Qual a importância da espiritualidade para a psicologia?
É sabido que religião e espiritualidade podem melhorar o bem estar das pessoas. Esse bem estar tem relação com as emoções de gratidão, amor e paz.
Além disso, a psicologia, espiritualidade e religião podem ser ambientes de conforto para as pessoas quando estas estão passando por dificuldades, conflitos, situações de perda, ou em geral, quando existe sofrimento.
Curiosidades
Além disso existe a psicologia da religião e espiritualidade, que é uma ciência que quantifica a fé e crenças religiosas.
A psicologia da religião e espiritualidade procura entender os fenômenos religiosos como fenômenos da cultura, constituintes do ser humano, a frequência e intensidade de comportamentos e cognições sobre crenças religiosas, tais como: crenças sobre o inferno, frequência de comportamentos de oração, ida aos centros religiosos, moral, forma de criar os filhos, infidelidade, qualidade do sono, homofobia e até mesmo por que pessoas se tornam ateus.
Além disso as definições sobre religiosidade ainda não são bem definidas, e existe mais de uma explicação para este conceito, ou seja, você pode acreditar que as definições expostas aqui no texto sobre espiritualidade possuem outros significados.
Psicologia e Arte
Um pouco sobre espiritualidade
Agora vamos explorar um filme sobre espiritualidade e explicar ele através da ótica da psicologia.
Sinopse – “Human”
“O documentário apresenta mais de 2 mil entrevistas em 60 países sobre o que somos e o que queremos, não só como indivíduos, mas como sociedade. Pessoas comuns falam espontaneamente o que pensam sobre amor, morte, ódio, discriminação, desigualdade, fome, esperança, sexo e muitos outros assuntos ligados à natureza humana. Disponível no youtube em duas partes. é preciso selecionar a legenda. Parte I – Parte II – Parte III.”
(citação) Sinópse retirada do texto: https://www.revistaprosaversoearte.com/25-filmes-sobre-espiritualidade-e-autoconhecimento-para-refletir-e-expandir-a-sua-consciencia/
Trailer – “Human”
Onde assistir: YouTube
Reflexão
O documentário é muito impactante e emocionante. através dele podemos refletir sobre o significado da vida, porque nascemos onde nascemos, porque vivemos como vivemos, nossas relações com os outros, com o divino, com a nossa sociedade e até mesmo se existe algo após a morte.
Poder assistir os mais variados pontos de vista sobre diversos elementos da raça humana é de tirar o fôlego.
As temáticas que mais me conectei são as que vivi e vivo atualmente, é bastante subjetiva a reflexão que tive, e acredito valer a pena ser visto por todas as pessoas.
Conforme o documentário vai passando pelas temáticas do amor, trabalho, pobreza, guerra, preconceito, família e sentido de vida apenas consigo concluir que o amor ao próximo é uma grande forma de viver, embora as emoções de raiva, medo, nojo e inveja apareçam na nossa vida em muitos momentos, tentar encontrar o perdão e a própria aceitação é um caminho muito mais feliz.
Oportunidade
Caso precise de ajuda fale diretamente com nossa recepção.
Se alguém que você conhece está passando por dificuldades emocionais, incentive-a a procurar a ajuda de um profissional da psicologia. Há tratamento disponível, e ninguém precisa enfrentar isso sozinho. Compartilhe esta mensagem para espalhar apoio e solidariedade. 😊