PSICOLOGIA, RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE

Você sabe que religião, espiritualidade e psicologia possuem semelhanças e diferenças?

Hoje iremos entender mais sobre esses três temas e como se interconectam.

Religião 

É um sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos criados para facilitar a proximidade com o sagrado ou transcendente.

Ou seja, a religião procura entender o ser humano, a sociedade, o sentido da vida e do mundo. Criando regras comportamentais e cognitivas (pensamento) a serem seguidas para facilitar a proximidade com o sagrado ou transcendente.

Espiritualidade

Busca pessoal por entender as respostas das perguntas essenciais sobre o significado da vida e a relação do ser humano com o transcendente – que pode (ou não) levar ao desenvolvimento de rituais religiosos e à formação de uma comunidade

Ou seja, a espiritualidade não segue obrigatoriamente um conjunto de regras para se conectar com o sagrado ou transcendente, mas acredita que exista algo maior, e procura através de suas próprias vivências explicações para o sentido da vida, do mundo e conexão com o divino.

Psicologia

É a ciência que estuda o comportamento, pensamentos e as emoções dos seres humanos.

A ciência é um método científico, a tentativa humana de descrever e explicar o mundo ao seu redor. Mas ela não terá critérios de valor.

Ou seja, a psicologia procura entender o ser humano e a sociedade que o rodeia, compreendendo os seus comportamentos, pensamentos e emoções. Porém não faz juízo de valor.

Similaridades

Tanto a religião quanto a espiritualidade e a psicologia procuram entender o ser humano, o mundo que o cerca e o sentido da vida.

Diferenças

Religião possui um conjunto de normas a serem seguidas

Espiritualidade procura respostas de forma empírica

Psicologia procura respostas de forma científica e não possui juízo de valor

Qual a importância da espiritualidade para a psicologia?

É sabido que religião e espiritualidade podem melhorar o bem estar das pessoas. Esse bem estar tem relação com as emoções de gratidão, amor e paz.

Além disso, a psicologia, espiritualidade e religião podem ser ambientes de conforto para as pessoas quando estas estão passando por dificuldades, conflitos, situações de perda, ou em geral, quando existe sofrimento.

Curiosidades

Além disso existe a psicologia da religião e espiritualidade, que é uma ciência que quantifica a fé e crenças religiosas.

A psicologia da religião e espiritualidade procura entender os fenômenos religiosos como fenômenos da cultura, constituintes do ser humano, a frequência e intensidade de comportamentos e cognições sobre crenças religiosas, tais como: crenças sobre o inferno, frequência de comportamentos de oração, ida aos centros religiosos, moral, forma de criar os filhos, infidelidade, qualidade do sono, homofobia e até mesmo por que pessoas se tornam ateus.

Além disso as definições sobre religiosidade ainda não são bem definidas, e existe mais de uma explicação para este conceito, ou seja, você pode acreditar que as definições expostas aqui no texto sobre espiritualidade possuem outros significados. 

Um pouco sobre espiritualidade

Agora vamos explorar um filme sobre espiritualidade e explicar ele através da ótica da psicologia.

Sinopse – “Human”

“O documentário apresenta mais de 2 mil entrevistas em 60 países sobre o que somos e o que queremos, não só como indivíduos, mas como sociedade. Pessoas comuns falam espontaneamente o que pensam sobre amor, morte, ódio, discriminação, desigualdade, fome, esperança, sexo e muitos outros assuntos ligados à natureza humana. Disponível no youtube em duas partes. é preciso selecionar a legenda. Parte I – Parte II – Parte III.”

(citação) Sinópse retirada do texto: https://www.revistaprosaversoearte.com/25-filmes-sobre-espiritualidade-e-autoconhecimento-para-refletir-e-expandir-a-sua-consciencia/

Trailer – “Human”

Onde assistir: YouTube


Reflexão

O documentário é muito impactante e emocionante. através dele podemos refletir sobre o significado da vida, porque nascemos onde nascemos, porque vivemos como vivemos, nossas relações com os outros, com o divino, com a nossa sociedade e até mesmo se existe algo após a morte.

Poder assistir os mais variados pontos de vista sobre diversos elementos da raça humana é de tirar o fôlego.

As temáticas que mais me conectei são as que vivi e vivo atualmente, é bastante subjetiva a reflexão que tive, e acredito valer a pena ser visto por todas as pessoas.

Conforme o documentário vai passando pelas temáticas do amor, trabalho, pobreza, guerra, preconceito, família e sentido de vida apenas consigo concluir que o amor ao próximo é uma grande forma de viver, embora as emoções de raiva, medo, nojo e inveja apareçam na nossa vida em muitos momentos, tentar encontrar o perdão e a própria aceitação é um caminho muito mais feliz.

Oportunidade

Se alguém que você conhece está passando por dificuldades emocionais, incentive-a a procurar a ajuda de um profissional da psicologia. Há tratamento disponível, e ninguém precisa enfrentar isso sozinho. Compartilhe esta mensagem para espalhar apoio e solidariedade. 😊

Deixe uma resposta

Rolar para cima

Descubra mais sobre Psicoterapia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading